quarta-feira, 4 de março de 2009

Com que roupa eu vou?

foto arquivo - álbum Luciana Misura
Parte deste material foi escrito por Luciana Misura, uma blogueira brasileira que mora atualmente em Austin, no Texas, e outra parte adaptada do site Canadá Brasileiro. São informações super interessantes e úteis para quem planeja ir pela primeira vez em lugares de frio muito intenso. Neste texto, as dicas estão mais relacionadas à vestimenta. Nada de sabotagens. Se viajou para um lugar hiper frio, tente desfrutar da paisagem local e daquilo que é possível se fazer por lá. A temperatura não pode ser justificativa para você ficar escondido dentro do hotel ou de casa. Com método, disposição e roupas adequadas dá sim para aproveitar, e muito, o inverno ao ar livre.

Lá vão as dicas da blogueira e do site Canadá Brasileiro sobre o que usar para desfrutar do inverno sem sentir frio:

• Gorros e/ou protetores de orelhas: a maior parte do calor corporal é perdida pela cabeça, então é importante usar um bom gorro quando está muito frio. Se a temperatura não está tão baixa assim, protetores de orelha podem ser suficientes.

• Cachecol: existem muitos tipos, de todos os tecidos imagináveis. Super importantes para proteger bem o pescoço e também podem ser enrolados em volta do rosto, protegendo o nariz (se estiver ventando então, é essencial). Quando está muito frio mesmo, o negócio é usar uma balaclava, que é uma máscara que só deixa os olhos de fora.

• Casacos: para aguentar o frio mesmo, casacos com forros de penas de ganso são essenciais, com fecho duplo (zíper e botões), bolsos (fundamentais) e capuz (importante). • Luvas impermeáveis: essas são bem diferentes das que a gente usa no dia-a-dia. Normalmente são duplas, tem uma luva mais justinha por dentro e a camada grossa do forro em volta, com tecido impermeável por fora. Boas luvas são importantíssimas, porque os dedos são os primeiros a sofrer com o frio, assim como o nariz e pés. Se as luvas não estiverem aguentando, o bolso do casaco salva os seus dedinhos de congelarem.

• Calças de neve: usadas por cima das outras calças, elas também tem forro de penas de ganso e normalmente são feitas com tecidos impermeáveis. Procure as calças em formato de macacão - bib - (assim a neve não entra mesmo dentro da roupa se você cair por exemplo) e repare nos elásticos nas canelas, para a neve não entrar. Uma outra opção que funciona bem são as calças quebra-vento, que são feitas de tecidos impermeáveis finos, mas como o nome diz, não deixam o vento entrar, mantendo o frio do lado de fora.

•Calças térmicas: long johns são feitos em tecidos finos e normalmente bem justos, parecem uma meia calça mais grossa e vão até a canela. As calças térmicas vão por cima e são feitas em tecidos mais grossos. Por cima você pode usar jeans ou moletons. Tem camisas térmicas também, para usar por baixo das blusas de lã ou moletons.

• Botas de neve: Botas de neve tem um solado MUITO bom, para que você não escorregue, tem forro, são impermeáveis e NADA BONITAS. Botas de couro e salto são para ir ao trabalho, ou a uma festa, mas se você tiver que caminhar no frio mesmo, não protegem o suficiente.

• Outros acessórios: saquinhos químicos que produzem calor para colocar dentro das luvas e das botas, duram horas e são ótimos; luvas sem os dedinhos, para colocar por cima das luvas finas com dedinhos (são as que protegem melhor); cachecóis que são circulares, costurados, são bem práticos, principalmente para esportes; óculos escuros, porque quando faz sol na neve o efeito é que nem o sol na areia da praia.

Roupa para cidade

Para uma frio acima de 0ºc, uma boa calça de lã, por cima de uma meia calça fio 40 + 2 meias de lã e calça jeans retém bem. Para a parte de cima, uma boa camiseta manga longa, uma pullover de lã, um bom casaco de couro, cachecol, luvas e gorro. Para frio abaixo de 0ºc, provavelmente vai precisar de uma roupa mais térmica. Existem um tipo de roupa chamada de “Segunda Pele”, e ela retém o calor do corpo e elimina a umidade presente. Essa é a roupa que você coloca primeiro. Depois coloca uma boa camisa de malha, uma terceira camada e um bom casaco corta vento e impermeável com capuz.

Para a neve
Não é recomendável utilizar calça jeans, pois quando ela molha, fica pesada, úmida e incomoda muito. Você deve usar uma boa calça de moleton ou de lã (de preferência uma segunda pele conforme mencionei acima pois não retém nem o calor e nem a umidade) e a calça que você aluga para a neve. O mesmo vale para a parte de cima. Segunda pele + camisa de malha + casaco impermeável.

Se estiver usando uma boa bota, nem vai se lembrar dela. Se estiver usando uma bota desconfortável, você se lembrará disso por muito tempo. Nunca use tênis na neve. Seu pé vai congelar, mesmo que use cinco meias de lã.

A mesma roupa que você vai usar na montanha você pode usar a noite na cidade. Se preferir ficar mais bem vestido, um bom casaco para neve, com saída de suor do corpo e controle de temperatura, mais uma lã por baixo podem resolver o problema.
Em São Paulo ou pela web, a loja de moda inverno Benevento (http://www.benevento.com.br/) vende produtos específicos para temperaturas abaixo de zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário