domingo, 15 de março de 2009

Diário de viagem 2


Tour romântico pela França e Europa Central
Disposição, curiosidade e algum tempo gasto com planejamento. Essas são as principais dicas do casal paulista de namorados, Fabiana Eloy, 29, e Rodrigo Nogueira Kristensen, 35, para aqueles que, como eles, são entusiastas de novos destinos. No ano passado, entre 25 de setembro e 14 de outubro, o romântico e apaixonado casal percorreu a França e grande parte da Europa Central de carro. Partindo de Frankfurt, no sul da Alemanha, eles esquadrinharam o país para, na sequência, perseguir os principais roteiros turísticos também de seus vizinhos Suíça, França, Áustria e República Checa.
Para Fabiana, o fato de ter tido um roteiro pré-definido, ter estudado sobre os lugares a serem visitados, relembrando um pouco da história de cada país, deu sentido a toda a maratona. Entre os roteiros de que mais gostou, ela relembra com saudade da estrada romântica (Romantische Strasse) na Baviera alemã. “Essa estrada começa em Würzburg (116km a sudeste de Frankfurt), rumo ao sul, na direção de Füssen, na fronteira com a Áustria. E deve seu nome às dezenas de cidades, vilarejos e castelos medievais que existem ao longo de seus 290Km”.
Também na lista de preferências está o castelo de Neuschwanstein, do rei 'louco' Ludwig II, que Walt Disney imortalizou como o castelo da Cinderela. “É o mais visitado da Europa, além de ser a construção mais fotografada da Alemanha”; e Munique e suas cervejarias como a Hofbräu. "Vale a pena experimentar o seu chopp, em uma grande caneca de 1 litro, somente para você", aconselha.
Sobre os roteiros, Fabiana comenta:

"Berlim é impactante, gostei muito do museu a céu aberto (Topografia do Terror) para saber mais sobre Hitler e a sofrida história dos judeus e alemães. Foi muito triste visitar o campo de concentração de Dachau, mas achei importante ver de perto o que aconteceu nesses lugares.

Amei Vevey e Montreux, na Suíça. Não tem como deixar de fazer uma visitinha à fábrica da Nestlé e uma caminhada nos Alpes suíços.

Praga é imperdível, não há como morrer sem ir para lá. A cerveja é muito boa também".

Mas, para quem se amarra em neve, o casal sugere uma incursão especial à Áustria, em que, nessa época do ano, há montanhas encobertas por neve em toda parte.

"Para nós, brasileiros, é uma paisagem bem diferente. As cidades próximas das montanhas são bem pequenas, aconchegantes e convidativas para passar uma noite, bebendo um bom vinho. Algumas cidades são tão pequenas que não tem nem hotel para pernoitar, por isso indico a cidade de Affenhausen (sentido da cidade turística Insbruck)".
Aí vai um resuminho das sugestões do casal para quem vai repetir o mesmo roteiro feito por eles:

- A Oktoberfest, em München;

- A visita ao castelo de Neuschwanstein;

- A pernoite em Affenhausen (Áustria);

- Caminhada nos Alpes suíços (Les Pleiades);

- Ponte de Carlos IV (Praga);

- Castelo de Praga (o maior do mundo, registrado no Guiness Book);

- Apreciar o relógio astronômico, construído em 1410 (Praga);

- Museu Topografia do Terror (Berlim);

- Muro de Berlim;
"Tenha o seu roteiro pré-definido e leia sobre os pontos turísticos antes, pois, por exemplo, a cada hora do relógio astronômico (Praga) há uma demonstração dos doze profetas e muito mais, se você já sabe disso, deixe para visitá-lo quando completar uma determinada hora. Enfim, relembre um pouco da história do país e dos lugares visitados para entender o porquê de alguns monumentos.

A visita ao parlamento alemão é gratuita, vale à pena conhecer o local em que Hitler governava. Pesquise antes o valor a ser pago aos pontos turísticos a serem visitados, pois se você não souber um pouco da história do local, não te acrescentará em quase nada a visita a tal lugar e o dinheiro que foi gasto pode ter sido desnecessário.

Em relação às lembranças, se estiver na Suíça, compre chocolates para a família e amigos na fábrica da Nestlé. Todos, por experiência própria, ficarão bem satisfeitos".

Este foi o Diário de Viagem do casal de namorados de São Paulo, Fabiana Bigão e Rodrigo Kristensen. Envie o seu, dividindo conosco suas impressões e preciosas dicas sobre os roteiros a destinos frios, para viagemabaixodezero@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário