quinta-feira, 26 de março de 2009

Inverno no Brasil

Se a grana ainda está curta para aproveitar ao máximo a chegada do inverno fora do país, nós damos uns roteiros legais e bem acessíveis aqui mesmo no Brasil para você curtir como nunca o clima romântico e inspirador da estação mais aconchegante do ano. O roteiro que é do Blog Trilhas e Aventuras (que, por desventura, parou de ser atualizado há um tempão), alia passeios altenativos com alguma dose de adrenalina. Aí vai nosso reconhecimento pelo excelente trabalho que essa turminha do Trilha e Aventuras fez enquanto existiu por aí.


Barra do Piraí (RJ)
Uma boa opção para quem está perto do Rio de Janeiro - são 120 quilômetros de distância -, Barra do Piraí fica numa antiga região do ciclo do café com diversos casarões, fazendas, senzalas e muita história. A fazenda Ponte Alta (www.pontealta.com.br) transformou sua antiga senzala numa pousada que mantém as características do século 19 e se torna uma boa pedida para tomar um belo café e ficar de barriga pra cima. Mais informações no Disque Turismo RJ pelo tel.: 0800 2822007.
Teresópolis (RJ)
Teresópolis abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A região é cercada de mata e pontuada por diversos picos, como o Dedo de Deus e a Pedra do Sino.
Visconde de Mauá (RJ)
No século XIX, foi criado o Núcleo Colonial de Mauá. Os imigrantes europeus de diversas nacionalidades vieram para esse núcleo no início do século XX, ocupando definitivamente o local. A população alemã, presente desde 1909, foi predominante a partir do ano seguinte (1910). Muitos descendentes e remanescentes residem em Visconde de Mauá até hoje. Em 1916, o governo permitiu a comercialização de terras, e vários fazendeiros, principalmente mineiros, começaram a adquirir grandes latifúndios. As fazendas de gado leiteiro foram surgindo e nas décadas de 30 e 40 e foram uma das principais atividades econômicas da região, juntamente com o turismo, que já começava a engatinhar. Em 1922 os colonos imigrantes começavam a receber os primeiros turistas em suas próprias casas. Nas décadas de 70 e 80, com a crise leiteira, houve a expansão dos hotéis, pousadas, pensões e chalés, o que ajudou a transformar Visconde de Mauá em um dos grandes pólos de atração turística do Estado do Rio de Janeiro. A prática de Esportes radicias em Visconde de Mauá é o que não falta. Desde trekking, camping, rapel, rafting, off-road, e muito mais. As trilhas são fáceis e a maioria dispensa acompanhamento de guias turísticos. Veja o guia completo desse roteiro.
Itatiaia (RJ)
O parque mais antigo do Brasil fica na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro. Itatiaia tem a paisagem marcada por muitas cachoeiras. As grandes atrações são o Pico das Agulhas Negras, com 2.787 metros e as Prateleiras, com 2,540 metros. É interessante observar que a vegetação do parque muda conforme a altitude: quanto mais alto, menor é a vegetação. A parte alta permite belas vistas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, enquanto a parte baixa oferece possibilidades de passeios pela mata e encontros com animais. Conheça mais sobre o Parque Nacional de Itatiaia.
Serra da Bocaina (RJ/SP)
Para interagir com a natureza do Parque Nacional da Serra da Bocaina (tel.: 12 3117 2183), em Areias, no Rio de Janeiro, um trekking bacana até a cachoeira dos Veados é a pedida. Prepare o calçado e a mochila com muita água e comida, pois leva o dia inteiro num percurso bem acidentado pela mata atlântica. Para descansar o corpo, confira o conforto dos refúgios ecológicos que ficam no alto da serra. Mais informações pelo site www.hoteisdabocaina.com.br.
Santo Antônio do Pinhal (SP)
A cidade fica na serra da Mantiqueira e é um dos centros do turismo ecológico da região e uma opção para quem não curte a multidão que invade Campos do Jordão nessa época do ano. Se você não liga muito pro frio, um vôo de asa-delta saindo do Pico Agudo é um ótimo pedido para olhar o vale do Paraíba lá do alto. Na estação Eugene Lefreve você pode pegar um trem todo estiloso até Campos do Jordão. A boa pedida para relaxar são os chalés da região, onde você tem um belo visual da Pedra do Baú. Outras informações pelo tel.: (12) 3666 1122, da Prefeitura Municipal local.
Paranapiacaba (SP)
“Lugar de onde se vê o mar.” Esse é o significado em tupi-guarani do nome dessa vila fundada ainda no século 19. A neblina típica do inverno, a ferrovia que compõe a paisagem e a arquitetura inglesa dão um ar londrino e um charme todo especial ao local que está a apenas 60 quilômetros da capital paulista.
Santana de Parnaíba (SP)
Muito próxima a São Paulo, Santana de Paranaíba é uma ótima opção para uma escapada rápida do caos urbano. É dela que parte o Caminho do Sol, um roteiro que pode ser feito de bike ou trekking, de 240 quilômetros, percorrendo 12 cidades do interior, até chegar a Água de São Pedro. Durante o inverno aproveite as sopas e caldos no restaurante Bartolomeu (praça 14 de novembro, 101, tel.: 11 4154 2679), instalado em um casarão datado de 1905, com vista para a praça Matriz. .
Gonçalves (MG)
No alto da serra da Mantiqueira, Gonçalves, entre as conhecidas cidades de Campos do Jordão e Monte Verde, em São Paulo, dá a opção de explorar diversas trilhas e cachoeiras, à pé ou de bicicleta. Para descansar e se proteger do friozinho da montanha, a pousada Serra Vista oferece chalés confortáveis e estilosos com lareira, varanda com rede, hidromassagem e uma cama quentinha. Mais informações pelo site www.pousadaserravista.com.br. Passe no bar do Marcelo para degustar as mais famosas cachaças do Brasil (www.bardomarcelo.com.br).
Rio do Rastro (SC)
Essa cidadezinha fica a 1.500 metros de altitude numa serra que leva seu nome. As curvas da estrada são literalmente “cotovelos” e é importante ficar muito atento na direção e, também, na bela paisagem. A grande atração é o Parque Nacional São Joaquim (tel.: 49 3278 4002), com atrações como o morro da Igreja - o lugar mais frio do Brasil -, com 1.822 metros, muito procurada por praticantes de escalada. A entrada fica em Uribici, a 30 quilômetros de Rio do Rastro. Para curtir o friozinho, opte pelos hoteis e resorts da região, que tem chalés com jacuzzis aquecidas na varanda e ainda fica próximos a belas paisagens.
Rio dos Cedros (SC)
Incrustada no vale do Itajaí, em Santa Catarina, Rio dos Cedros é conhecido pelo grande número de lagos. Para relaxar, comer muito bem e recuperar as energias, o Parador da Montanha (www.paradordamontanha.com.br) oferece um ambiente acolhedor e uma cozinha especial para seus hóspedes. Você pode bancar uma de chef e fazer o prato do dia e, ainda por cima, ter sua receita publicada num livro. Mais informações na Prefeitura Rio dos Cedros, tel.: (47) 3386 1050.
Cambará do Sul (RS)
Se você cansou um pouco do eixo Gramado-Canela, a cidade de Cambará do Sul é uma alternativa mais simples, porém menos badalada. Fica perto dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, conhecidos pelos cânions. Para curtir o sossego dos sossegos, o Parador Casa da Montanha (www.paradorcasadamontanha.com.br) tem cabanas que oferecem isolamento térmico pra você não sofrer muito com o frio. Entre em contato com o Centro de Informações Turísticas pelo tel.: (54) 3251 1320.

http://blog.trilhaseaventuras.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário