terça-feira, 2 de junho de 2009

Junho e suas noites (e dias) congelantes


Foto: Flávio Florido/UOL - 2 de junho de 2009
Uma onda de frio muito forte avança sobre o centro-sul do Brasil e no decorrer desta primeira semana de junho será responsável pelas mais baixas temperaturas de 2009, segundo a Climatempo. Em São Paulo, as madrugadas estão prometeno frio intenso, provocado por uma forte massa de ar polar que atua sobre a cidade desde segunda-feira, 2. O Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet - registrou 8,2º C na estação medidora do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista e apenas 4,1°C em Parelheiros . Foi a menor temperatura de 2009 e também o valor mais baixo registrado neste local, desde julho de 2007, quando os termômetros marcaram 6,4º C.
Novos recordes de frio devem ser observados no Estado de São Paulo nesta quarta-feira. O amanhecer será frio em várias áreas do interior que podem ter temperaturas abaixo de 5º C e condições para geada. Para a capital, a temperatura mínima prevista inicialmente é de 5º C.Nos demais estados do Sudeste do Brasil, o frio também será intenso no decorrer desta semana. Há condições de geada no sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Para se ter uma idéia do poder de frio desta massa polar, algumas áreas da cidade do Rio de Janeiro poderão ter frio em torno de 10º C ao amanhecer da quinta-feira.
Frio recorde no Sul do Brasil - As temperaturas caíram mais nesta terça-feira em todos os estados do Sul e novos recordes de frio foram observados.A madrugada desta terça-feira foi a mais fria no ano em Florianópolis, com tem mínima de 5,8ºC. O recorde anterior era de 9ºC, no dia 16 de maio. A menor temperatura no Estado de Santa Catarina foi de -3ºC em Urubici, na serra catarinense. Em São Joaquim, a mínima foi 0,5º C. No Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 1,4º C na região de Santana do Livramento (fronteira com o Uruguai) e em Bom Jesus, na serra gaúcha. Em Porto Alegre, a temperatura mínima nesta terça-feira foi de 8,8º C, mas não foi recorde. O frio intenso e a umidade alta na serra gaúcha permitiram a ocorrência de queda de neve na região de Bom Jesus.
Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário