quinta-feira, 2 de abril de 2009

Diário de viagem 3 - "Cuiabanos" numa fria


A família Frigeri se diverte em Montreal. Abaixo, reunião em torno de Steve, o boneco de neve.


Nas últimas férias, uma família do barulho deixou o calor escaldante de Cuiabá (MT) beirando os 40º G para curtir frios congelantes de até -20º G em Montreal, no Canadá. Os Frigeri foram visitar uma parente, a irmã de Alexandre, 45 anos, que faz mestrado fora do país, e aproveitaram os dias por lá para curtir muito a neve. Cíntia Vittori Silva, mulher de Alexandre, e os filhos Gregório e Ana, amaram Montreal e garantam que, sem comprar bugigangas, dá para se virar bem com U$S 70 ao dia por pessoa.

“Gostamos muito dos parques espalhados pela cidade, restaurantes e pontos turísticos - o centro de ciências, a antiga vila olímpica e o Oratório São José são imperdíveis. Os doces gregos de uma loja chamada "Afrodite" também são excepcionais, assim como esquiar nos parques”.

Para quem vai repetir o mesmo roteiro, os Frigeri sugerem que se conheça o centro velho de Montreal, que é muito bonito, mas pedem cuidado com os restaurantes do bairro chinês. “Além do tradicional atendimento "mal humorado", pode dar uma dor de barriga incrível”, brinca Alexandre.

Garantem que não se pode minimizar os efeitos do frio intenso. "Vá preparado, leve roupa de inverno capaz de te proteger, pelo menos, até que saia do aeroporto e consiga chegar à primeira loja de departamentos. Bota reforçada, casaco, luvas e protetor de pescoço são imprescindíveis".

Algumas lições ficarão para a história, principalmente entre os homens da família, tais como a de nunca mais usar jeans para esquiar e de supor que o dia estará mais quente e, por isso, não se proteger adequadamente para passeios ao ar livre. Tudo certinho com esses quesitos, então é hora de estocar lenços de papel já que o nariz teima em ficar escorrendo.

Antes de fazer os passeios a museus e eventos, os Frigeri sugerem que se pesquise o dia em que as visitações estarão mais baratas, o que ajuda a economizar bastante. “Estudantes têm sempre descontos, por isso não se esqueça de levar os documentos comprobatórios”. Também dá para poupar, se a família se contiver e não sair comprando bugigangas. “Não gastamos nem US$70 por pessoa por dia. E passeamos muito”, asseguram.

E para fazer bonito mais uma vez fora de casa a dica é distribuir sorrisos e cumprimentos em francês, algo que além de muito simpático é sempre muito bem recebido.

Este é o Diário de Viagem de Alexandre, Cíntia, Gregório e Ana Frigeri. Mande-nos o seu para

Nenhum comentário:

Postar um comentário